terça-feira, 20 de outubro de 2009

Cidades Historicas Mineiras

DIAMANTINA

É um lugar diferente, isolado e por isso mesmo ainda mais fascinante. Despontou bem mais ao norte, distante dos tradicionais centros auríferos do séc. XVIII. Os desbravadores chegaram em busca de ouro, mas não demorou para que descobrissem que a vocação daquela terra era outra, o diamante. Uma vocação que consumiu milhões de anos da natureza e presenteou o homem com uma verdadeira preciosidade. Esta é Diamantina, terra de Chica da Silva e JK.

SERRA DO CARAÇA

Caraça é o nome de um trecho da Serra do Espinhaço localizado nos municípios de Catas Altas e Santa Bárbara, no estado de Minas Gerais, Brasil e dá nome ao antigo colégio Caraça, onde importantes personalidades da história brasileira estudaram. Hoje, o Caraça é uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN), que abrange toda a região, e e atrai pesquisadores de todo país dada a surpreendente variedade de vida animal e vegetal da região.
O Colégio se torna referência do ensino para a elite de todo o Brasil. Dois futuros presidentes da República aí fazem seus estudos - Afonso Pena e Artur Bernardes - e outros tantos ex-alunos se tornaram governadores de estado, senadores e deputados, altas autoridades eclesiásticas.

SABARÁ

A cidade nasceu do ouro, farto em seus rios e minas. Sabará é um retrato fiel de um dos períodos mais fascinantes da história do Brasil. Esta história é contada pela arquitetura barroca de suas igrejas, pelas minas escondidas em suas montanhas, pelas bateias e outros instrumentos rudimentares - utilizados na extração - ainda hoje encontrados no fundo dos rios.
Localizada em um majestoso vale, no encontro do rio das Velhas com o rio Sabará, a cidade desperta o interesse de turistas e estudiosos do barroco.

Fonte: www.wikipedia.com.br
www.abril.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário