sábado, 10 de outubro de 2009

Vacinas

Caxumba: a vacina contra caxumba é produzida a partir de vírus vivos e atenuados.
É apresentada na forma individual apenas, ou associada às vacinas da rubéola e do sarampo, recebendo neste caso a denominação de vacina MMR II ou Trimovax.
A aplicação se faz pela via injetável, a partir dos 12 meses de idade, em dose única. Está indicada também para viajantes e profissionais das áreas da saúde e da educação.

Sarampo: A vacina contra sarampo deve ser aplicada a partir dos nove meses de idade pela via subcutânea, Aos 15 meses, entretanto, deve ser feito o reforço, se possível em conjunto com a vacina da rubéola e da caxumba (MMR II ou Trimovax).

Rubéola: Para diminuir a circulação do vírus da rubéola, a vacinação é muito importante, a qual é recomendada de rotina aos 15 meses de idade (vacina MMR, associada à sarampo e caxumba) e para todos os adultos que ainda não tiveram contato com a doença (vacinação de bloqueio). Gestantes não podem ser vacinadas e as mulheres vacinadas devem evitar a gestação até o mês seguinte à vacinação. Isolamento: todas as crianças e adultos devem ficar afastados de outras pessoas durante o período da doença.

Catapora: A vacina contra a Catapora(varicela) tem custo relativamente elevado. No Brasil, a vacina ainda não faz parte do Calendario Basico definido pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), não estando disponível nos Centros Municipais de Saúde para uso geral, mas pode ser encontrada na rede privada.
Se a vacina for aplicada entre o primeiro ano da criança e os doze, a dose é única. Depois dos doze anos de vida a vacina é realizada em duas doses com intervalo de 4 a 8 semanas.

Poliomielite: Existem duas vacinas disponíveis contra a poliomielite. A Sabin (oral) e Salk (injetável). A Sabin (uma homenagem a Albert Sabin, seu criador) é a vacina utilizada em imunizações de rotina no Brasil.
É administrada em três doses e um reforço. A primeira dose é oferecida aos dois meses, depois aos quatro e seis meses, o reforço deve ser aos quinze meses. É uma vacina oral; são duas gotas e é encontrada no Sistema Público de Saúde.
A Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda que a criança menor de cinco anos seja vacinada em todos os dias de vacinação nacional contra a pólio.

Meningite: Há vacina contra a Meningite para os dois tipos da doença. Mas elas custam caro e não são distribuídas pelo governo.
A partir dos três meses de idade, a vacina polissacarídica oferece imunidade para o meningococo do grupo A.
A vacina conjugada para o Meningococo tipo C tem eficácia a partir dos dois meses de idade e oferece imunidade duradoura, provavelmente vitalícia. Pode ser aplicada em qualquer idade e o esquema de doses depende da idade de início da vacinação: três doses, com intervalo de 1 a 2 meses, se aplicada antes dos 12 meses e 1 dose após esta idade

Tuberculose: A vacina contra tuberculose, chamada BCG, é administrada e indicada para crianças da faixa etária de 0 a 4 anos, sendo obrigatória para as crianças menores de um ano. As crianças podem e devem ser vacinadas a partir do nascimento, de preferência no berçário, por via intradérmica

Muitas vezes uma gripe ou resfriado podem se transformar em uma pneumonia. Para tentar evitar isso, vacinas foram criadas.
Existe no mercado a vacina contra o vírus influenza e outra contra o pneumococo, que podem diminuir as chances do aparecimento das doenças causadas por estes germes.
A vacina contra a gripe se enquadra numa situação muito particular. Trata-se de uma vacina trivalente, ou seja, cobre três vírus gripais, os três mais evidentes no momento em que é utilizada.
Os vírus da gripe sofrem constante mutação. Portanto, de uma hora para outra pode surgir um vírus novo e a vacina precisa ser novamente atualizada.
A vacina é indicada preferencialmente para as pessoas de risco: crianças muito pequenas, nos primeiros dois anos de vida para os idosos acima de 60 anos, que deve ser anualmente antes de iniciar o inverno

Fonte: WWW.vacinas.org.br
WWW.cva.ufrj.com.br
WWW.guiadobebe.uol.com.br
WWW.drauziovarela.ig.com.br
WWW.abcdasaude.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário