sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Maomé (Islamismo)

Nome: Maomé, ou Muhammad

Maomé nasceu em Meca, no terceiro mês do ano de 570dc. Era filho de Abdalá e Amina. Seu pai faleceu, pouco antes de seu nascimento. Quando tinha seis anos sua mãe também morreu e ele passou a viver com seu avô paterno, e com os filhos deste.

Aos 12 anos, conhece um monge cristão que lhe ensina a fé em um único Deus.

Adota a crença por se sentir incomodado com a idolatria e os excessos cometidos pela sociedade de Meca. Aos 25 anos casou-se com a prima Khadija, e tiveram quatro filho, mas três morreram ainda crianças, vítimas do calor do deserto. Sobreviveu a última, que se chamava Fátima. Assim passa a gerir seus negócios, reservando, porém, boa parte do tempo a meditações. Segundo a doutrina islâmica, em 610 a.C. ele ouve a voz do arcanjo Gabriel enquanto medita no Monte Hirã.

Ele deve aprender e repetir os ensinamentos contidos no Alcorão, que lhe serão revelados por Deus. As pregações de Maomé sensibilizam os mais pobres e desagradam às classes dominantes de Meca, o que o obriga, em 622 a.C., a fugir para Iatribe, que passa a se chamar Medina (cidade do profeta). Torna-se chefe religioso, político e militar após negociar a paz entre as tribos árabes de Medina.

Com o apoio delas, consegue conquistar Meca pouco tempo depois. Morre deixando a comunidade espiritualmente unida e politicamente organizada sob os preceitos do Alcorão e sob o lema: "Só há um Deus, e Maomé é seu Profeta"

Fonte: · www.wikipedia.com.br
· www.suapesquisa.com
· www.brasilescola.com.br
· www.algosobre.com.br
· www.mundoislamico.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário